X

#13 | FILOSOFIA DE EMMANUEL | ÀS ALMAS ENFRAQUECIDAS – 2ª PARTE

“Emmanuel” divide-se em “Doutrinando a Fé” e “Doutrinando a Ciência”. O primeiro capítulo da parte inicial, “Às Almas Enfraquecidas”, traz um texto de abertura. O episódio segue analisando esse preâmbulo, tarefa iniciada no vídeo anterior.

A tônica é a relação entre a dor e a fé. De forma genérica, o benfeitor descreve a comum busca pelo Espiritismo estimulada pelas dificuldades. Contudo, estas não cessam com o tempo. O que faz esfriar o ímpeto inicial com as descobertas das realidades espirituais. Uma vez que a fé espírita não cura a dor, para que ela serve?

Gustavo Silveira, Thiago Barbosa e Jailton Pinheiro debruçam-se sobre a questão. Eles reforçam a certeza de que crer e confiar no amor absoluto de Deus não eximem qualquer criatura de padecimentos. Pelo contrário, a dor atua como propulsora evolutiva, conforme trabalham diversos autores espíritas. Entretanto, muitos de nós seguem sustentando uma relação com o Criador e com o Cristo caracterizada pela barganha e pela infantilidade.

Filosofia de Emmanuel tem produção do portal Espiritismo.NET. A série se dedica ao estudo do pensamento do autor. E o ponto de partida é a primeira obra dele psicografada por seu tutelado, Chico Xavier, em 1937.

Espiritismo.NET:
Leave a Comment