X

#16 | FILOSOFIA DE EMMANUEL | NECESSIDADE DO ESFORÇO PRÓPRIO – 1ª PARTE

Filosofia de Emmanuel vira a página e abre um novo item. “Necessidade do esforço próprio” é o segundo do capítulo “Às Almas Enfraquecidas”. E trata do protagonismo do indivíduo na condução do adiantamento moral e intelectual de si mesmo.
O benfeitor inicia suas reflexões com algumas perguntas. Elas são comumente expressadas pelos encarnados em momentos de aflição. Por que os Espíritos superiores não intervêm para evitar dores e sofrimentos, como nos contextos de guerra? E por que não acodem os espíritas em face de seus padecimentos?
Emmanuel, de forma incisiva, chama de “puerilidades da vida” tais motivos de desespero. Gustavo Silveira, Jailton Pinheiro e Tarcio Rodrigues conversam sobre o texto. Recordam, por exemplo, do trecho de “Nosso Lar”, de André Luiz, que menciona a eclosão da II Guerra Mundial. Há casos em que as provações coletivas se mostram inevitáveis e se fazem proveitosas para o progresso mais célere do planeta.
Esta série tem produção do portal Espiritismo.NET. Ela se dedica ao livro “Emmanuel”. Este, o primeiro do autor espiritual psicografado por Chico Xavier, em 1937.

Espiritismo.NET:
Leave a Comment