X

#60 | FILOSOFIA DE EMMANUEL | PELA REVIVESCÊNCIA DO CRISTIANISMO

A primeira parte do livro Emmanuel, “Doutrinando a Fé”, tem como capítulo 6 “Pela Revivescência do Cristianismo“. Pelo título, identifica-se o peso do texto para o propósito da obra. E a série de estudo do portal Espiritismo.NET ingressa nesse conteúdo.

Em linhas gerais, o benfeitor associa o Espiritismo a esse imperativo de reerguimento  da doutrina cristã, “em sua pureza primitiva”. E essa empresa é a via necessária para “salvar da destruição o patrimônio de conquistas grandiosas” da civilização.

O trecho introdutório do capítulo tem apenas um parágrafo. A ele se volta o foco de Gustavo Silveira, Jailton Pinheiro e Victor Hugo (Menino). E o grupo ressalta alguns detalhes nos comentários, numa análise minuciosa.

Por exemplo, eles observam o tratamento afetuoso do benfeitor: “irmãos e amigos”. Além disso, fazem um paralelo entre a recomendação de “voltar o entendimento” ao Cristianismo e a de Paulo, em Romanos, sobre mudança de entendimento. Mas, em especial, mobilizam pensamentos de Allan Kardec que identificam na terceira revelação o Cristianismo Redivivo. O destaque não poderia ser outro que não “O Evangelho segundo o Espiritismo“.

Espiritismo.NET:
Leave a Comment