X

#026 – ESTUDANDO ÊXODO

Este episódio do estudo de Êxodo à luz do Espiritismo está especial. Não somente pela abordagem instigante. Ele abre as comemorações dos 50 anos de Haroldo Dutra Dias, que recebe uma homenagem dos amigos do SER.

E a série chega ao penúltimo mandamento. “Não apresentarás falso testemunho contra teu próximo”. O texto geralmente é associado à prática da mentira. O que pode levar ao questionamento da presença desse item no Decálogo. Trata-se, de fato, de um erro pequeno demais para figurar “nas tábuas” de Moisés?

Haroldo salienta que não se deve restringir a compreensão do preceito. E alerta para o engano de se considerar plena a compreensão de um trecho das escrituras. No caso em questão, o termo testemunho excede a simples leitura da mentira.

A palavra significa conhecer um fato, apropriado pelos sentidos – em especial a visão – e pelo raciocínio. Assim, saber de algo verdadeiro e de importância a outras pessoas e testemunhar outra coisa ou ocultar a verdade é, sim, grave.

Quantas vezes ainda agimos assim, em prejuízo do próximo? E qual seria a repercussão geral se a humanidade não mais incorresse em testemunhos falsos? Esta conversa chega a interessantes reflexões sobre profecias e sacrifícios próprios.

Categorias: Estudando Êxodo
Ananias:
Leave a Comment