X

#042 – ESTUDANDO ÊXODO

<span;>O peixe nada no mar, e a água cerca-o por todos os lados. Mas ela também está dentro do peixe, que respira engolindo-a. Além disso, a constituição física dele é majoritariamente água!
<span;>A metáfora simboliza bem a relação das criaturas com Deus. Estamos todos Nele imersos, e Ele inspiramos, e Ele nos constitui. O elemento que permite essa espécie de simbiose é o fluido cósmico universal. A substância que a tudo origina constitui a expressão do pensamento divino. Assim, o Pai sonda e sabe de cada um.
<span;>O estudo de Êxodo à luz do Espiritismo vem se dedicando ao tabernáculo nos episódios mais recentes. Essa tenda móvel, sua organização e utilização, centraliza a terceira e última parte do livro. Ele, por meio de sua coluna de fogo ou sua nuvem de fumaça, representou a presença do Senhor junto aos hebreus em peregrinação pelo deserto.
<span;>A imagem inspirou Haroldo Dutra Dias a extrair o “Espírito da letra” do texto mosaico. Cada um de nós é um templo e, ao mesmo tempo, parte da criação. E a marca divina no gene dos seres não se restringe à realidade material. Para ilustrar a presença do Pai em cada Espírito, Haroldo lê um texto de Emmanuel, psicografado por Chico Xavier, do livro “Justiça Divina”.

Categorias: Estudando Êxodo
Ananias:
Leave a Comment