X

#062 – ESTUDANDO ÊXODO

“Não sabeis que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?” Assim pergunta Paulo à comunidade de Corinto em sua primeira carta. E este estudo de Êxodo à luz do Espiritismo desenvolve a imagem.

O tabernáculo erigido pelos hebreus no deserto sob orientação de Moisés simboliza o progresso do ser. Na perspectiva espírita, cada parte da tenda representa uma ordem da escala evolutiva, registrada em “O Livro dos Espíritos”. Igualmente, é possível ler na estrutura da edificação a evolução dos orbes, conforme o capítulo III de “O Evangelho segundo o Espiritismo”.

No episódio, Haroldo Dutra Dias revisita essas associações. E chama atenção para a escalada de sutilização do tabernáculo à medida que nele se adentra. Nesse sentido, compara os elementos de culto do pátio de sacrifícios aos do Lugar Santo. Nesta câmara interna, os sacerdotes se dedicam à manutenção da menorah, da mesa dos pães e do incenso.

Haroldo lembra que esses objetos são símbolos do contato com o divino. Vivência ainda não em plena comunhão, conforme se caracterizam os bons Espíritos, de segunda ordem. Na parte final, ele tira algumas dúvidas dos internautas.

Categorias: Estudando Êxodo
Ananias:
Leave a Comment