X

#067 – ESTUDANDO ÊXODO

A série Êxodo à luz do Espiritismo vem estudando o tabernáculo. Após a análise de sua estrutura e de seus elementos, o foco passa para seu aspecto dinâmico. Ou seja, busca-se entender como o povo hebreu se relacionava com a tenda móvel.

Segundo o texto, ela simbolizava que Deus habitava no meio deles. E não dentro da edificação, como chama atenção Haroldo Dutra Dias. Essa característica aponta para o cárater dual da interação do Criador com suas criaturas: transcendente e imanente.

Durante os anos de peregrinação no deserto, a coluna de fumaça e fogo guiou os hebreus. Ela se estendia sobre o Santo dos Santos. Esta, a câmara mais interna do tabernáculo e representação da comunhão com o Senhor.

“Esse o farol cujos raios se estendem por sobre o universo inteiro, única luz capaz de guiar o homem na pesquisa da verdade”. O pensamento de Allan Kardec faz parte do capítulo “Deus”, o segundo de “A Gênese“. Haroldo recorre a esse texto para tratar dos atributos divinos. Assim é que trabalha sua imanência, sua Justiça e sua perfeição.

Categorias: Estudando Êxodo
Ananias:
Leave a Comment