X

A ARTE DE OUVIR

Você ouve o que os outros te falam ou só espera a chance de poder falar? O teólogo e educador Rubem Alves, certa vez, ficou intrigado com a volumosa oferta de cursos de oratória. Esse fato, juntamente com a observação de nossas carências atuais, fomentou nele uma ideia. Por que não se desenvolver um curso de escutatória?
Sim, ouvir tem requerido aprendizado, exercício. Trata-se de uma arte e, como tal, demanda treino. Especialmente perante aqueles com quem partilhamos a vida, nossos ouvidos podem estar um tanto obstruídos. Talvez, nesses casos, combinamos uma desatenção egocêntrica a uma (falsa) certeza do que esperar da fala do outro. Ou seja, já supomos saber o que a pessoa diz, e abdicamos de ouvi-la.
Esse é o quadro desenhado pelos Amigos da Luz. A cena ocorre em um culto do Evangelho no lar. O casal se prepara para começar. E a caricatura é tão intencionalmente intensificada que incomoda. Será que a carapuça serviu?
Marcela pede para Denilson fazer determinada coisa, como a prece inicial ou uma leitura edificante. O marido discorda, afinal, deve-se fazer a prece inicial ou uma leitura edificante. Assim, eles falam a mesma coisa, mas não se ouvem… e discutem. Certamente, uma situação que não tem nada a ver com o nosso cotidiano, não é verdade?

Amigos da Luz: Éramos um grupo de amigos que vivia de atuar lá pelas bandas de Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro (terra onde viveu o saudoso professor Leopoldo Machado, nosso inspirador) entre apresentações de peças infantis nas escolas e temporadas nos teatros. Quando em 2007 resolvemos nos juntar para montar uma peça de tema espírita, já que esse era um assunto de interesse comum. Seria uma comédia, linguagem que nos uniu e que nos movimenta até hoje. Nasceu então a peça "MORRENDO E APRENDENDO" e com ela a CIA AMIGOS DA LUZ (a razão desse "da Luz" não é tão transcendental como parece, surgiu por causa da localidade iguaçuana onde morava parte do grupo, o Bairro da Luz). Com medo de levar tomates fluidificados na cara logo na estreia, já que a peça não só unia Espiritismo e comédia mas tinha audácia de ser encenada por homens fazendo tanto os papéis masculinos como femininos, divulgamos a primeira temporada pelos Centros Espíritas da região. Alguns, vermelhos, torceram o nariz praquela loucura, mas outros viram naquela loucura os nossos narizes vermelhos e acabaram se divertindo! Mais do que isso: se divertindo envolvidos pela temática espírita. Resolvemos continuar! Outras comédias vieram, alguns atores deixaram a companhia, outros juntaram-se a nós (entre eles a parcela mais maluca-beleza do Plano Espiritual que amorosamente nos tem carregado no colo) e as apresentações se espalharam país a fora. Mas foi em março de 2015 com o lançamento dos vídeos de Humor e Espiritismo no nosso Canal do Youtube, que rápido foram se espalhando por de milhões de telinhas de computadores e celulares por aí, que a Cia Amigos da Luz atravessou fronteiras, geográficas e do preconceito, e acabou chegando até você! ;) Muito obrigado por aparecer!
Leave a Comment