No contexto religioso litúrgico, um culto constitui um conjunto de atitudes e ritos pelos quais um grupo de fiéis adora ou venera uma divindade.
O Culto Espírita
O Culto Espírita, expressando veneração aos princípios evangélicos que ele mesmo restaura, apela para o íntimo de cada um, a fim de patentear-se.
Ninguém precisa inquirir o modo de nobilitá-lo com mais grandeza, porque reverenciá-lo é conferir-lhe força e substância na própria vida.
O que é o Culto do Evangelho no Lar?
Trata-se do estudo do Evangelho de Jesus em reunião familiar. O Culto do Evangelho no Lar, realizado no ambiente doméstico, é precioso empreendimento que traz diversos benefícios às pessoas que o praticam.
Permite ampla compreensão dos ensinamentos de Jesus e a prática destes, nos ambientes em que vivemos. Ampliando-se o conhecimento sobre o Evangelho, pode-se oferecê-lo com mais segurança a outras criaturas, colaborando-se para a implantação do Reino de Deus na Terra.
O culto no lar
O Culto no Lar é uma importante rotina que todos nós espíritas deveríamos cumprir – nada mais é que a uniam entre o nosso coração e os bons espíritos. Simples e de efeito surpreendente o culto no lar consiste em 4 importantes passos:
- Leitura de página inicial edificante;
- Prece inicial;
- Leitura do evangelho segundo o espiritismo;
- Prece de encerramento
Como fazer o Culto do Evangelho no Lar?
O convidado do Portal Reação é Rossandro Klinjey. O expositor e psicólogo responde a pergunta que dá título ao vídeo. Como fazer o culto do Evangelho no lar? E ele dá algumas dicas importantes. Não só para quem pretende começar. Mas úteis também para quem já cultiva o hábito de se reunir em família ao redor das lições de Jesus.
O Portal Reação é uma iniciativa de Brasília. O projeto trabalha temáticas espíritas com a linguagem do documentário. Depoimentos reais trazem suas vivências e aprendizados dentro da Doutrina.
O culto no lar é um dos mais importantes hábitos no Espiritismo. É uma ferramenta de aprendizado, sim. Porém, o mais importante, é a proteção do ambiente doméstico. Tratar do Cristo e conversar sobre seu legado em família é a certeza de atrair boas companhias.
Rossandro entende que a ocasião do culto não serve para resolver pendências familiares. Cada participante deve tirar para si a parte das leituras que lhe cabe. E a sintonia pela oração é uma oportunidade de agradecer a Deus por todas as experiências compartilhadas.