X

ANTI-DOUTRINÁRIOS

O humor é uma linguagem abençoada. Por ele, polêmicas e até mesmo tabus podem ser abordados. E a aparente descontração serve de portadora de mensagens poderosas.
“Antidoutrinários” é um bom exemplo. Trata de uma das questões mais delicadas no movimento espírita. De tempos em tempos, alguma controvérsia surge, normalmente associada a um conceito ou uma publicação. Em nome da defesa da “pureza”, surgem os ataques e, na sequência, os contra-ataques. Na era das redes sociais, esse rastilho de pólvora ganha mais velocidade e ferocidade.
Mas, nesses momentos, onde vai parar o “amai-vos e instruí-vos” que instruiu o Espírito de Verdade em “O Evangelho Segundo o Espiritismo”? Essa a crítica dos Amigos da Luzneste vídeo. A companhia do Rio de Janeiro, mais uma vez, explora com talento a comédia para dar o seu recado necessário.
Só que, em vez das rixas grandiosas da internet, o cenário é um microcosmo dessas tricas. São apenas dois amigos espíritas em uma porta semiaberta. Evandro chega para participar do estudo do Evangelho na casa de Lúcia. Só que ela andou vasculhando os perfis dele. E se recusa a dar passagem porque Evandro frequenta tal grupo, filiado a tal associação, que dá abertura ao estudo de autores fulano e cicrano…
“Vocês são antidoutrinários!”, acusa Lúcia. E os amigos passam a trocar acusações, claro, munidos das armas do conhecimento. Mas um sabe mais que o outro? Um é mais espírita que o outro? A discussão parece infrutífera, mais comum aos torcedores de futebol.

Ananias:
Leave a Comment