X

COMO A NEUROBIOLOGIA PODE AUXILIAR A COMPREENDER OS FENÔMENOS ESPIRITUAIS

Victor Haase abre esta aula se afirmando ateu-cristão. Quis dizer que aprecia os valores do Evangelho, mas se posiciona cético quanto às interações com Espíritos, por exemplo. De toda forma, sua posição não fere o interesse pelo campo. E o que o professor apresenta são algumas possibilidades científicas de se pesquisar esse intercâmbio.

O foco é a neurobiologia, do qual Haase é estudioso. Ele apresenta métodos computacionais de verificação da ativação cerebral. Ao mesmo tempo, compara as abordagens e aponta vantagens e fragilidades de cada uma.

Esta conferência foi realizada na Associação Médico-Espírita de Minas Gerais (Amemg). O especialista em neuropsicologia explicita uma ressalva em sua exposição. Ele evidencia as limitações dessas metodologias tecnológicas para atestar fenômenos mediúnicos.

Os testes de averiguação na mente de um médium em atuação mostram alterações, de fato. Assim já demonstraram pesquisas neurocientíficas em vários países. Contudo, como certificar com segurança o estado de transe nesses efeitos e refutar que sejam expressões de doenças psiquiátricas?

O professor da UFMG oferece um estudo denso e qualificado. E as perguntas pertinentes que propõe, mais do que respostas, favorecem ricos caminhos para se pensar a interação entre Espiritismo e fisiologia humana.

Ananias:
Leave a Comment