PINGA FOGO 2 – PARTE 01
PINGA FOGO 2 – PARTE 01
O sucesso do Pinga-Fogo com Chico Xavier, em julho de 1971, foi enorme. Tanto que a TV Tupi repetiu o convite. E, cinco meses depois, na semana do Natal, foi ao ar a segunda edição. A audiência foi estrondosa mais uma vez. O auditório da emissora, em São Paulo, ficou lotado.
Esta entrevista foi exibida ao vivo na noite de 21 de dezembro. Prova da receptividade foi a duração. O programa, normalmente, se estendia por uma hora. O primeiro Pinga-Fogo com Chico havia durado três. Já o segundo, um especial de fim de ano, teve quatro horas! A Versátil Vídeo Spirite realizou esta compilação com os melhores momentos.
Nas duas vezes, a bancada fez perguntas sobre os mais diversos temas. Nesta segunda parte, ele responde, por exemplo, sobre tecnologia, conjuntura política e o significado do Natal. Também foram explorados assuntos próprios do Espiritismo, como a reencarnação.
Participaram com perguntas, entre outros, Saulo Gomes, Hernani Guimarães Andrade e o então deputado federal e espírita Freitas Nobre.
Boa tarde, sobretudo o sucesso de audiência do programa de entrevistas de Chico Xavier tivesse demonstrado um caráter de interesse da sociedade brasileira na década de 70, pelo espiritismo, no decorrer do tempo foi se esfriando, dando espaço para às Igrejas Pentecostais, Evangélicas, Católica aproveitarem as deficiências do Estado quanto à segurança privada, educação, saúde, novas empresas abrindo porta para vagas de trabalho, desagregação das famílias, drogas, alcoolismo, preconceitos, o homem comum ser empresário de si mesmo, os adolescentes se liberando sexualmente, os homens e mulheres saindo do armário, o mundo de cabeça para baixo, o povo de Rua aumentando assustadoramente, …. Como o espiritismo explica esta guinada ao contrário na vertiginosa queda de sua popularidade?