X

COMO ENTENDER OS AVANÇOS MORAIS DA HUMANIDADE EM MEIO A TANTAS CRISES?

Na série “Reação Responde”, o Portal Reação convida um estudioso de determinado tema para refletir sobre uma pergunta. E esse convidado oferece seu ponto de vista sempre amparado pelos princípios da Doutrina Espírita. Tratam-se de questões profundas e relevantes para todos.

No caso deste episódio, o foco é o período atual, em que se vive a chamada transição planetária. Os desafios estão colocados aos seres humanos como indivíduos e como coletividades. Diante de tamanhas dificuldades, como identificar o progresso, especialmente os morais?

Quem responde é José Otávio Aguiar. O historiador e expositor espírita deixa uma mensagem positiva e enriquecida de exemplos. Ele cita mudanças pontuais na história que reverberaram em todo o globo. Representaram avanços na evolução humana e, quando se percebe esse caráter, sua força se verifica irrefreável.

Assim ocorreu com os progressos trazidos pelo Iluminismo e pela Revolução Francesa. O professor ressalva que, nesses casos que carregam em si grandes mudanças, são inevitáveis os contramovimentos de resistência. Estes, porém, tendem a ser suplantados. “Talvez a hora mais escura seja a mais próxima do amanhecer”, afirma José Otávio.

Portal Reação: O Portal Reação tem o intuito de mostrar que existem aspectos universais esclarecidos pela doutrina espírita que envolvem nosso ser. Por meio de depoimentos e acontecimentos, são retratados o sentimento e a ação de pessoas envolvidas no bem que tiveram suas vidas transformadas pelo conhecimento e o amor.
Leave a Comment