X

TRABALHANDO A SOMBRA – PARTE 04

 

Gelson Luis Roberto detalha a sombra como conteúdo e funcionamento. O psicanalista fala sobre o trabalho prático entre as dimensões clara e escura do espírito. Esta é a quarta e última parte do seminário Trabalhando a Sombra. Ele se baseou na psicologia espírita de Joanna de Ângelis. O minicurso foi realizado em setembro pela Associação Médico-Espírita de Minas Gerais (Amemg).

Gelson aprofunda mais as caracterizações da sombra. Além disso, descreve os jogos de relação entre ela e outros sistemas, como o ego e o self. O pano de fundo teórico vem da psicologia de Carl G. Jung. E a proposta é o incentivo ao acolhimento da sombra. Acolher, mas sem se permitir identificar com ela. Trata-se de um reconhecimento crítico.

Tanto para Joanna quanto para Jung, devem-se encarar as propensões sediadas no inconsciente – normalmente conflitantes com a ética. Mais cedo ou mais tarde, essa necessidade surge, como um gatilho. O autoconhecimento é a trilha certa para o acolhimento. Do contrário, rejeitando a sombra ou identificando-se com ela, as consequências são perigosas.

Associação Medico-Espírita de MG:
Leave a Comment