X

INSTRUÇÕES PSICOFÔNICAS – EPISÓDIO 34

A sempre complexa relação do homem com o tempo inspirou o poeta Antero de Quental. A incompreensão humana, confissão de fragilidade, perante os ciclos da natureza motivou manifestações artísticas das mais variadas ao longo da história. E, nesta edição de “Instruções Psicofônicas”, assume a forma de dois sonetos.

No primeiro, o homem questiona as razões de seus supostos padecimentos em razão da passagem do tempo. E este responde no segundo, esclarecendo o propósito de sua intervenção permanente na vida da criatura.

Com inflexões sensíveis, o Espírito não apenas recita, mas interpreta os poemas. Arnaldo Rocha é quem narra a cena. Foi a primeira vez que Quental se manifestou no Grupo Meimei, em Pedro Leopoldo. O poeta português foi um dos principais colaboradores de “Parnaso de Além-túmulo”. Ele assina 17 textos na coletânea poética que inaugurou as obras psicográficas de Chico Xavier.

Instruções Psicofônicas” é uma série da Versátil Vídeo Spirite. Os áudios foram gravados na década de 1950. E Arnaldo, um dos dirigentes da reunião, transcreveu-os para dois livros editados pela FEB.

Oceano Vierira:
Leave a Comment