Cafarnaum é uma cidade bíblica que ficava na margem norte do Mar da Galileia, próxima de Betsaida (terra natal de Simão Pedro) e Corozaim. Muito perto passava a importante Via Maris (Estrada do Mar), que ligava o Egipto à Síria e ao Líbano e que passava por Cesareia Marítima.

O fato de possuir uma alfândega e uma guarnição romana sugere que se tratava de uma cidade fronteiriça entre os estados de Filipe e Herodes Antipas.

Onde fica Cafarnaum?

Na costa noroeste do Lago de Tiberíades encontramos Cafarnaum, originalmente Kfar Naoum, isto é o vilarejo de Kfar de Nahum, nome que foi traduzido para o grego como Kapharnaum. Como Naum significa “compassivo”, Cafarnaum também pode significar “vila de compaixão”.

O antigo vilarejo está localizada no norte de Israel, na região do mar da Galileia, a 185 km de Jerusalém, a 75 km de Tel Aviv, a 50 km de Nazaré e a 16 km de Tiberíades.

A casa de Pedro, a Sinagoga e outros restos da cidade, podem ser visitadas graças ao trabalho dos arqueólogos Virgilio Corbo e Stanislao Loffreda, bem próximas do famoso lago onde os primeiros Apóstolos pescavam.

Cafarnaum: a cidade de Jesus

Localizada hoje no território de Israel, a cidade ficou conhecida por ser a cidade de Jesus, já que Ele morou por algum tempo e realizado diversos milagres, como a cura de um paralítico, a cura da sogra de Pedro e desobsessão no pôr do sol. Mateus diz que Cafarnaum era a cidade de Cristo (Mateus 9:1).

Logo no início da construção do seu Evangelho, Jesus partiu de Nazaré para Cafarnaum, e ali, parte fundamental da vida de Jesus Cristo aconteceu.

No livro Boa Nova, psicografado por Francisco Cândido Xavier, encontramos o seguinte trecho que nos dão a base para tais afirmações:

“Daí a algum tempo, depois de haver passado por Nazaré, descansando igualmente em Caná, Jesus se encontrava nas circunvizinhaças da cidadezinha de Cafarnaum, como se procurasse, com viva atenção, algum amigo que estivesse à sua espera.

Em breve instantes, ganhou as margens do Tiberíades e se dirigiu, resolutamente, a um grupo alegre de pescadores, como se, de antemão, ps conhecesse a todos.”

Kapharnaum, a cidade de Jesus, ganhou esse nome no Evangelho de Mateus e foi o apóstolo foi chamado pelo Mestre, assim como Pedro, André, Tiago e João. Ela é uma citada que tem uma conexão especial com a vida de Jesus enquanto encarnado na Terra.

Durante os tempos ditos no Novo Testamento, Cafarnaum tinha a sua importância na região.

A Velha Cafarnaum

Na antiga cidade também constava uma sinagoga (século IV), mas estudos encontraram que a base desta sinagoga também seria do século I, do tempo de Jesus. A poucos metros desta sinagoga, está o local onde Pedro morou e recebeu Jesus por bastante tempo. Atualmente, em cima do local há uma igreja do século XX.

Cafarnaum no Novo Testamento

A sua localização era estratégica para a atuação terrena do Mestre Jesus, já que a cidade oferecia acesso fácil à maioria das aldeias da região da Galileia, seja por terra quanto por mar.

Quando Jesus se estabelece em Cafarnaum, ele estava cumprindo as Escrituras, como Isaías profetizou, o que pode ser encontrado em Mateus 4:14-16 no Novo Testamento e no Livro de Isaías 9:1,2.

Segundo João 1:35-42, foi nas vizinhanças de Cafarnaum que Jesus encontrou e chamou os seus primeiros discípulos:Pedro, André, Tiago e João.

Para espanto e desconfiança de muitos de seus compatriotas, os quatro deixaram suas profissões como pescadores para se tornarem “pescadores de homens”, como descrito também em Mateus 4:18-22.

O próprio Mateus, que também deixou o seu trabalho (era um publicano – um coletor de impostos), trabalhava em Cafarnaum.

Os milagres de Jesus na cidade

Em Cafarnaum Jesus realizou muitos de seus “milagres”:

  • Curou o servo do centurião;
  • A sogra de Pedro;
  • O paralítico que foi levado por quatro homens;
  • O filho de um nobre (à distância);
  • Libertou um endemoninhado, etc.

Referência: Mateus 8:5-17; 9:1-8; Marcos 1:24-31; 2:1-18; Lucas 4:23-41; 7:1-10; João 4:46-54).

Jesus além dos “milagres” também ensinou na sinagoga de Cafarnaum, e lá contou vários de seus marchal (em Hebraico) ou Mathla (em Aramaico), que foram traduzidos pelos Gregos como Parábolas, mas que são muito mais que estórias. são enigmas.

Foi em Cafarnaum que o Mestre afirmou que ele é o Pão da Vida. – João 6:24-65.

Cafarnaum e o Espiritismo

Vocabulário do Espiritismo

Já conhece o Espiritismo.tv?

O Espiristimo.tv é uma Plataforma de Vídeos e Palestras Espiritas, aqui você encontra, Músicas, Filmes, Séries de Estudos, e muito mais sobre Espiritismo!