Hernani Guimarães Andrade foi um engenheiro e parapsicólogo espírita brasileiro e ainda criança mudou-se com os pais para a cidade de São Paulo, onde, aos 16 anos de idade, tornou-se espírita.
A vida de Hernani Guimarães Andrade
Em 1941 graduou-se em engenharia civil pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Recém formado, trabalhou na Companhia Siderúrgica Nacional, em Volta Redonda. Posteriormente, fez carreira no Departamento de Águas e Energia Elétrica do Estado de São Paulo, na capital daquele estado.
Posteriormente, com a sua aposentadoria, mudou-se para a cidade de Bauru, onde veio a falecer.
Fundou em 13 de dezembro de 1963 o Instituto Brasileiro de Pesquisas Psicobiofísicas (IBPP), onde procurou demonstrar cientificamente a existência da reencarnação, de fenômenos paranormais como a mediunidade, a obsessão espiritual, e o electronic voice phenomena, e do que denominou Campo Biomagnético (CBM) ou Modelo Organizador Biológico (MOB).
A biografia de Hernani Guimarães
O maior pesquisador científico do espiritismo contemporâneo, professor Hernani Guimarães Andrade, regressou à Pátria espiritual na manhã do dia 25 de abril de 2003, na cidade de Bauru, SP. Seu sepultamento ocorreu no dia seguinte às 9 horas.
Realizou um trabalho árduo e profícuo no campo da pesquisa nas áreas da Parapsicologia, Psicobiofísica, transcomunicação_instrumental (TCI, comunicação com mentes extra-corpóreas através de aparelhos eletrônicos), sendo o autor mais citado no Brasil e exterior.
____De personalidade firme, argumentação ponderada e cientificamente consistente, sempre soube transitar com fidelidade ímpar, em suas investigações, através do tríplice aspecto do espiritismo: filosofia, ciência e religião.
____Foi fundador do Instituto Brasileiro de Psicobiofísica, IBPP, cujos trabalhos talvez sejam mais reconhecidos no exterior do que no Brasil. Ajudou a formar a primeira turma de Pós-Graduação do Grupo de Pesquisas Psicobiofísicas da USP, em lato senso, no campo da integração Cérebro-Mente-Corpo-Espírito.
Legou ao movimento espírita inúmeras obras, todas frutos de exaustivas pesquisas e também de sua farta correspondência com pesquisadores e associações científicas do exterior,