Paciência é uma virtude de manter um controle emocional equilibrado, sem perder a calma, ao longo do tempo. Consiste basicamente de tolerância a erros ou fatos indesejados. É a capacidade de suportar incômodos e dificuldades de toda ordem, de qualquer hora ou em qualquer lugar.

A paciência Segundo o Espiritismo

A dor é uma bênção que Deus envia a seus eleitos; não vos aflijais, pois, quando sofrerdes; antes, bendizei de Deus onipotente que, pela dor, neste mundo, vos marcou para a glória no Céu.

Sede pacientes. A paciência também é uma caridade e deveis praticar a lei de caridade ensinada pelo Cristo, enviado de Deus. 3 A caridade que consiste na esmola dada aos pobres é a mais fácil de todas; 4 outra há, porém, muito mais penosa e, conseguintemente, muito mais meritória: a de perdoamos aos que Deus colocou em nosso caminho para serem instrumentos do nosso sofrer e para nos porem à prova a paciência.

A vida é difícil, bem o sei. Compõe-se de mil nadas, que são outras tantas picadas de alfinetes, mas que acabam por ferir. Se, porém, atentarmos nos deveres que nos são impostos, nas consolações e compensações que, por outro lado, recebemos, havemos de reconhecer que são as bênçãos muito mais numerosas do que as dores. 6 O fardo parece menos pesado, quando se olha para o alto, do que quando se curva para a terra a fronte.

Coragem, amigos! Tendes no Cristo o vosso modelo. Mais sofreu ele do que qualquer de vós e nada tinha de que se penitenciar, ao passo que vós tendes de expiar o vosso passado e de vos fortalecer para o futuro. 8 Sede, pois, pacientes, sede cristãos. Essa palavra resume tudo. — (UM ESPÍRITO AMIGO. Havre, 1862.)

Não há problema que não possa ser solucionado pela paciência — Chico Xavier

A paciência por Chico Xavier

Não há problema que não possa ser solucionado pela paciência. A paciência desarticula os mecanismos do mal.

Aquele que não se altera diante da prova, não reagindo às provocações, ignora o mal. A impaciência é a reação que quem nos provoca está esperando.

A melhor maneira de frustrar o mal é colocar em prática as sugestões do bem. Não me considero um homem de paciência, mas, se acaso não tivesse aprendido com os Bons Espíritos algo do valor dessa virtude, eu teria criado mais sérios embaraços para a minha própria vida…

Os obstáculos no exercício da mediunidade sempre me foram um desafio constante. Não me lembro de um só dia que tivesse atravessado sem problemas…

“A caridade é paciente e benigna…” — PAULO (I Coríntios, 13.4)

A paciência segundo Emmanuel

Beneficência, sim, para com todos:

  1. Prato dividido.
  2. Veste aos nus.
  3. Remédio aos doentes.
  4. Asilo aos que vagueiam sem teto.
  5. Proteção à criança desamparada.
  6. Auxílio ao ancião em desvalimento.
  7. Socorro às viúvas.
  8. Refúgio aos indigentes.
  9. Consolo aos tristes.
  10. Esperança aos que choram.
  11. Entretanto, é preciso estender a bondade igualmente noutros setores:
  12. Compreensão em família.
  13. Trabalho sem queixa.
  14. Cooperação sem atrito.
  15. Pagamento sem choro.
  16. Atenção a quem fale, ainda mesmo sem qualquer propósito edificante.
  17. Respeito aos problemas dos outros.
  18. Serenidade nas horas difíceis.
  19. Silêncio às provocações.
  20. Tolerância para com as ideias alheias.
  21. Gentileza na rua.

A beneficência pode efetuar prodígios, levantando a generosidade e conquistando a gratidão; contudo, em nome da caridade, toda beneficência, para completar-se, não pode viver sem a paciência. – Emmanuel

A paciência e o Espiritismo

Vocabulário do Espiritismo

Já conhece o Espiritismo.tv?

O Espiristimo.tv é uma Plataforma de Vídeos e Palestras Espiritas, aqui você encontra, Músicas, Filmes, Séries de Estudos, e muito mais sobre Espiritismo!