ESPERANÇA, FORÇA, CORAGEM E FÉ. NÓS VENCEREMOS!
VINDE A MIM E EU VOS ALIVIAREI
CONHECIMENTO COM JESUS
A MENSAGEM CONHECIDA, MEDITADA, SENTIDA E VIVIDA
ESTOU CONVOSCO TODOS OS DIAS
SOU O GRANDE MÉDICO DE VOSSAS ALMAS
JESUS FALA AOS JOVENS
A MAIS EXCELENTE É A CARIDADE
QUE VOS AMEIS UNS AOS OUTROS COMO EU VOS AMEI
CARIDADE – A CHAVE DO CÉU
SEJAMOS CARTAS VIVAS DO CRISTO!
EU SOU O CAMINHO, A VERDADE, E A VIDA
PRECE DE ENCERRAMENTO
ESPERANÇA, FORÇA, CORAGEM E FÉ. NÓS VENCEREMOS!
Uma mensagem consoladora com tempero de advertência. Ana Tereza Camasmie deixou essa marca em sua participação no 1° CEU Virtual. Este ano, a WEB Rádio Fraternidade promoveu em versão online o Congresso Espírita de Uberlândia. A razão, evidentemente, foi a pandemia da Covid-19.
O contexto grave conduziu a fala de Ana Tereza. Ela trabalhou com o termo “luto coletivo” para descrever este último ano. Talvez pela primeira vez para as gerações encarnadas um quadro de dor generalizado seja uma novidade. Como lidar com ele?
A psicóloga e expositora recorre a algumas referências espíritas. Especificamente para o momento, ela menciona descrições de Manoel Philomeno de Miranda. Em seu livro mais recente, “No Rumo do mundo de regeneração”, psicografado por Divaldo Franco, o autor narra as interações entre os dois planos que vêm ocorrendo. Já de “O Evangelho Segundo o Espiritismo”, ela cita um trecho do capítulo VI que ressalta o caráter consolador do Espiritismo.
Contudo, a conjuntura aponta para a necessidade de integração, solidariedade, fraternidade. Ana alerta para a persistência do mecanismo de defesa expresso no egoísmo. E entende que a pandemia propõe a quebra da alienação. O luto, enquanto portal de oportunidade de crescimento espiritual, assume uma face universal.