X

O LIVRO DOS MÉDIUNS – EPISÓDIO 13

O capítulo 3, “Do Método”, segue em seus últimos itens. Allan Kardec fornece subsídios lógicos para a divulgação da Doutrina Espírita. E identifica o raciocínio como o principal meio de convicção. Marcelo Uchôa apresenta as reflexões do codificador. Esta série é produzida por ele e pela esposa, Regina Mercadante. A produção integra o projeto Espiritismo e Mediunidade.

Esta é a primeira parte de “O Livro dos Médiuns”, intitulada “Noções preliminares”. O capítulo comentado por Marcelo oferece meios de convencimento em favor do Espiritismo. Ou seja, expressa o interesse de Kardec no proselitismo esclarecido.

O autor declara que o fenômeno não é suficiente para convencer. “Não basta ver para crer”. Os incrédulos indispostos não se dobrarão apenas com expressões da mediunidade. E, quanto mais exuberante o fato, mais aversão tende a provocar.

Por isso, ele defende a argumentação lógica. É preciso dar aos indivíduos temas para raciocinar. O exemplo de conduta é outro instrumento de convencimento. O espírita verdadeiro é o que promove sua renovação comportamental.

Marcelo Uchoa:
Leave a Comment