OS DESAFIOS DO MOVIMENTO ESPÍRITA FORA DO BRASIL
DE PAULO A CAIRBAR SCHUTEL: FIDELIDADE NA DIVULGAÇÃO DA MENSAGEM DE JESUS
PLANO ESTRATÉGICO NO YOUTUBE | COMO MONTAR UMA WEB RADIO?
EDUCAÇÃO NA ERA DA TECNOLOGIA | A KARDECPEDIA | A COMUNICAÇÃO ESPÍRITA NO MEIO CIENTÍFICO
DIVULGAÇÃO E USO DAS MÍDIAS SOCIAIS | COMUNICAÇÃO E O PAPEL DA FEB
CLUBE DE ARTE: OBJETIVOS, ORGANIZAÇÃO | CINEMA, ROTEIRO PARA CURTA METRAGEM ESPÍRITA
MEDIUNIDADE, O INSTRUMENTO DE COMUNICAÇÃO DIVINA | A BOCA FALA DO QUE ESTÁ CHEIO O CORAÇÃO
OS DESAFIOS DO MOVIMENTO ESPÍRITA FORA DO BRASIL
O 1° Fórum Internacional de Comunicação Espírita (Fice) foi a realização de um sonho antigo. Ele era compartilhado há pelo menos três anos por divulgadores da Doutrina no Brasil e em outros países. E, com a participação de todos esses trabalhadores, o encontro ocorreu em abril de 2021, em formato online.
O objetivo foi o de convergir a experiência de quem conduz a mensagem, por diversos meios e lugares. Assim, não poderia faltar a presença dos representantes do movimento fora do Brasil. Este painel reuniu sete deles para compartilharem os desafios dessa divulgação.
A exposição foi conduzida com muita sensibilidade pelo professor Cesar Reis. Participaram dos Estados Unidos Andreia Marshall e Marcelo Netto, além da atual secretária-geral do Conselho Espírita Internacional (CEI), Jussara Korngold. Da França de Allan Kardec falaram Claudia Bonmartin e Richard Buono. Elsa Rossi relatou suas vivências na Inglaterra, e Gorete Newton, na Suíça.
Esses bandeirantes do Espiritismo no mundo contaram muitas situações que fogem ao conhecimento dos colegas da “terra do Cruzeiro”. Entre elas, divulgar a terceira revelação em culturas muito diferentes e em outro idioma, muitas vezes contando com poucos livros traduzidos.
Eles fazem menção a dois predecessores nos esforços de internacionalização: Divaldo Franco e o ex-presidente da FEB Nestor Masotti. Por fim, informaram dos interesses acadêmicos locais sobre princípios como reencarnação e mediunidade.