MÚSICA #02 – REJUBILAR
“Cantata Brasiliana” é uma suíte de canções natalinas. Luis Barcelos compôs as melodias e interpretou as músicas. As letras são de Aluizio Elias. Elas se baseiam nos relatos sobre a concepção e o nascimento de Jesus segundo o Evangelho de Lucas. A exceção é “Os Magos”, inspirada na narrativa de Mateus.
A cantata foi integralmente composta e gravada em novembro e dezembro de 2020. Esse ano teve um Natal de apreensão por conta da pandemia da Covid-19. A ideia dos parceiros era fazer uma música para aclimatar o melhor clima naquele contexto. Contudo, motivados e inspirados, compuseram nove, um álbum inteiro.
Em razão do prazo curto e das imposições sanitárias, Barcelos desenvolveu arranjos com poucos elementos em estúdio. Ainda assim, receberam a marca da sofisticação do bandolinista, um dos mais destacados de sua geração. Chamam a atenção nos registros a brasilidade, com o tempero de diversos gêneros populares.
Aliás, essa é outra característica da suíte. Muitas das composições transpõem a rememoração do Natal para a nossa realidade, de dificuldades íntimas e ainda matizada pela pobreza e pela injustiça social. Acima desses desafios, segue imperando a misericórdia do Menino Jesus, que veio habitar conosco.
Um ano após o lançamento de “Cantata Brasiliana”, o Portal SER convidou seus autores para uma live natalina. Todas as canções foram comentadas por eles e reapresentadas com uma roupagem nova. Cada uma ganhou um singelo videoclipe. E esse valioso material audiovisual está disponível na plataforma Espiritismo.TV.
“Rejubilar” faz parte da Cantata e narra a alegria do encontro entre Maria e sua prima Isabel, o que, por sua vez, permitiu que se encontrassem Jesus e João Batista, nos ventres.
REJUBILAR
É para não se assustar
Quando João se agitar
Ora, prima Isabel!
Mas se Maria chegar
Se vier visitar
Virá junto o Senhor
E quando se aproximar
E João se exultar
Euforia de amor
Pende pra cá
Bambeia pra lá
Gingado de raíz
Chega pra lá
Arreda pra cá
João tão feliz
Qual coração no peito
João quer comemorar
O laço mais estreito
Um irmão…
Balança pra cá
Bambeia pra lá
Gingado de raíz
Chega pra lá
Arreda pra cá
João tão feliz
Qual coração no peito
João quer comemorar
O laço mais estreito
Um irmão para amar
E era para ser e será
Ser irmão e será
Ser João e será