X

O DISCURSO DE ESTEVÃO

Este seminário foi realizado pelo Conselho Espírita do Estado do Rio de Janeiro (Ceerj) em 2017, no município de Nova Iguaçu. Ele teve como tema central o discurso de Estêvão, registrado na primeira parte de “Paulo e Estêvão”.

Segundo o relato de Emmanuel, o jovem diácono da Casa do Caminho fez sua explanação em louvor a Jesus. E acabou confrontado por Saulo de Tarso, que assistira à fala no local. Haroldo Dutra Dias transcende o teor daquele duelo de palavras. E ressalta princípios como imortalidade, progresso e consolação.

O ponto de partida é a contraposição dos argumentos de Saulo aos de seu opositor. O primeiro possui caráter material e fugaz, mesmo tendo tratado da história de seu povo. Já Estêvão exaltou os elementos espirituais da passagem do Cristo entre a humanidade, como culminância da trajetória de Israel.

Então, Haroldo questiona em que campo de atuação e reflexão temos nos posicionado na vida. O Evangelho comunica ao Espírito imortal. É essa natureza que possibilita a experiência da dor sem revolta ou desespero, mas com resignação e esperança no futuro. E a Doutrina Espírita, ele ressalta, fornece esse entendimento, como legítima luz divina.

Categorias: Palestras
Ananias:
Leave a Comment