
A MENSAGEM CONHECIDA, MEDITADA, SENTIDA E VIVIDA
VINDE A MIM E EU VOS ALIVIAREI
ESPERANÇA, FORÇA, CORAGEM E FÉ. NÓS VENCEREMOS!
CONHECIMENTO COM JESUS
ESTOU CONVOSCO TODOS OS DIAS
SOU O GRANDE MÉDICO DE VOSSAS ALMAS
JESUS FALA AOS JOVENS
A MAIS EXCELENTE É A CARIDADE
QUE VOS AMEIS UNS AOS OUTROS COMO EU VOS AMEI
CARIDADE – A CHAVE DO CÉU
SEJAMOS CARTAS VIVAS DO CRISTO!
EU SOU O CAMINHO, A VERDADE, E A VIDA
PRECE DE ENCERRAMENTO
A MENSAGEM CONHECIDA, MEDITADA, SENTIDA E VIVIDA
O romance “Renúncia“, de Emmanuel com psicografia de Chico Xavier, tem como personagem principal Alcíone. Trata-se de um Espírito superior que encarnou na Terra para executar uma missão de caráter íntimo. Na narrativa, ela convive com padre Damiano, uma encarnação do próprio autor espiritual.
Os dois construíram o hábito de estudar o Evangelho diariamente. E, em certo momento do enredo, a protagonista afirma que a mensagem de Jesus Cristo precisa ser conhecida, meditada, sentida e vivida. Mas o que vem a ser tudo isso? Como executar cada uma dessas fases de relação com a Boa Nova?
Haroldo Dutra Dias oferece uma explicação simples neste estudo. Ele vê nessas quatro etapas um roteiro de progressão íntima. E o compara a uma mesa. Para se sustentar de pé e ser útil, ela necessita de seus quatro pés.
Pode-se dividir em dois pares o ensino de Alcíone. O primeiro, que trata de conhecer e meditar, diz respeito à razão. E o segundo, em que se sente e vive, ao sentimento. Assim, Haroldo faz dois paralelos entre o roteiro e outros pontos do conhecimento espírita. O primeiro, com a recomendação do Espírito de Verdade, em “O Evangelho Segundo o Espiritismo”, de que os seguidores da terceira revelação devem amar-se e instruírem-se. E o outro, com a alegoria do próprio Emmanuel, sobre as duas asas da evolução.
Ao fim da exposição, Haroldo responde a perguntas dos internautas. Este estudo fez parte do 1° CEU Virtual. Neste ano, em razão da pandemia da Covid-19, a WEB Rádio Fraternidade promoveu o Congresso Espírita de Uberlândia em formato online.
Obrigado pelo vídeo! (assistido em 15/01/2025)
AS PALESTRAS DO HAROLDO É SEMPRE RENOVAÇÕES PARA VALORES PERDIDOS NO COTIDIANO.