GIORDANO BRUNO
ESPIRITISMO – DE KARDEC AOS DIAS DE HOJE
E A VIDA CONTINUA
O LIVRO DOS ESPÍRITOS SEGUNDO O CINEMA
MINHA VIDA NA OUTRA VIDA
A REENCARNAÇÃO DE MANIKA
IRMÃO SOL, IRMÃ LUA (FRATELLO SOLE, SORRELA LUNA)
O PROCESSO DE JOANA DARC
JAN HUS – O REFORMADOR CRISTÃO
SÓCRATES
NESTE MUNDO E NO OUTRO
A FELICIDADE NÃO SE COMPRA
SANTA JOANA
SANTO AGOSTINHO
FREUD ALÉM DA ALMA
PARA SEMPRE PESTALOZZI
O EVANGELHO SEGUNDO SÃO MATEUS
VICTOR HUGO NO CINEMA – PARTE 01
OS MISERÁVEIS – PARTE 02, UMA TEMPESTADE SOB UM CRÂNIO
OS MISERÁVEIS – PARTE 03, OS THÉNARDIER
OS MISERÁVEIS – PARTE 04, LIBERDADE, QUERIDA LIBERDADE
PONTO DE MUTAÇÃO
ARCA RUSSA
A PAIXÃO DE JOANA DARC
MINHAS VIDAS – PARTE 01
MINHAS VIDAS – PARTE 02
GIORDANO BRUNO
“Giordano Bruno” é a cinebiografia do teólogo, filósofo e escritor italiano. Ele foi executado na fogueira da Inquisição sob acusação de heresia em 1600. A coprodução da Itália e da França se concentra nos processos movidos em seus 8 anos encarcerado.
O filme, de 1973, tem direção de Giuliano Montaldo e música de Ennio Morricone. O papel principal é de Gian Maria Volonté. E, no Brasil, o longa tem distribuição da Versátil Vídeo Spirite.
Bruno foi um pensador múltiplo. Suas obras versaram sobre temas científicos, trataram da natureza humana e também da relação com o divino. Seu legado para a cosmologia influenciou Galileu. Entre suas suposições, a noção de que as estrelas eram outros sóis com seus próprios planetas ao redor. Também sustentou que a Terra gira em torno do Sol, e não o contrário.
Mas foram suas hipóteses a respeito da essência imortal do homem e suas críticas à Igreja Católica que o conduziram à condenação. Um gênio controverso, místico e firme em suas convicções.
Em juízo, Bruno teve a oportunidade de abjurar de suas ideias. Mas não o fez. Ao contrário, expôs sua decepção com o Vaticano, de quem esperava a ação para frear o morticínio em nome da fé que assolava a Europa.