PONTO DE MUTAÇÃO
ESPIRITISMO – DE KARDEC AOS DIAS DE HOJE
E A VIDA CONTINUA
O LIVRO DOS ESPÍRITOS SEGUNDO O CINEMA
MINHA VIDA NA OUTRA VIDA
A REENCARNAÇÃO DE MANIKA
IRMÃO SOL, IRMÃ LUA (FRATELLO SOLE, SORRELA LUNA)
O PROCESSO DE JOANA DARC
JAN HUS – O REFORMADOR CRISTÃO
SÓCRATES
NESTE MUNDO E NO OUTRO
A FELICIDADE NÃO SE COMPRA
SANTA JOANA
SANTO AGOSTINHO
FREUD ALÉM DA ALMA
GIORDANO BRUNO
PARA SEMPRE PESTALOZZI
O EVANGELHO SEGUNDO SÃO MATEUS
VICTOR HUGO NO CINEMA – PARTE 01
OS MISERÁVEIS – PARTE 02, UMA TEMPESTADE SOB UM CRÂNIO
OS MISERÁVEIS – PARTE 03, OS THÉNARDIER
OS MISERÁVEIS – PARTE 04, LIBERDADE, QUERIDA LIBERDADE
ARCA RUSSA
A PAIXÃO DE JOANA DARC
MINHAS VIDAS – PARTE 01
MINHAS VIDAS – PARTE 02
PONTO DE MUTAÇÃO
O longa resulta do desafio de transpor para a dramaturgia uma obra ensaística de divulgação científica. E funcionou bem! “Ponto de Mutação” (Mindwalk), de 1990, é uma adaptação do livro homônimo de Fritjof Capra. E a distribuição é da Versátil Vídeo Spirite.
O cenário é o fabuloso monte São Michel, na costa francesa do Canal da Mancha. Toda a narrativa se passa em um dia. Dois velhos amigos norte-americanos, Jack e Thomas, um político e um poeta, resolvem fazem uma visita ao ponto turístico. Lá encontram a atraente cientista Sonia. Liv Ullman, Sam Waterstom e John Heard interpretam os personagens.
Os três, então, iniciam um diálogo tão profundo quanto amplo. Passeando pelo local, conversam sobre política, relacionamentos, meio ambiente e arte. Mas, principalmente, tratam da junção entre ciência e filosofia enquanto perspectiva da existência.
Esse é o mote do livro levado para a tela. A contemporaneidade levou à transição de um modelo de mundo cartesiano, newtoniano e positivista para outro sistêmico, holístico e transcendente. Essa conexão entre pensamento científico e espiritualidade já havia consagrado Capra na década de 1970 com seu best-seller, “O Tao da Física”.