PARA SEMPRE PESTALOZZI
ESPIRITISMO – DE KARDEC AOS DIAS DE HOJE
E A VIDA CONTINUA
O LIVRO DOS ESPÍRITOS SEGUNDO O CINEMA
MINHA VIDA NA OUTRA VIDA
A REENCARNAÇÃO DE MANIKA
IRMÃO SOL, IRMÃ LUA (FRATELLO SOLE, SORRELA LUNA)
O PROCESSO DE JOANA DARC
JAN HUS – O REFORMADOR CRISTÃO
SÓCRATES
NESTE MUNDO E NO OUTRO
A FELICIDADE NÃO SE COMPRA
SANTA JOANA
SANTO AGOSTINHO
FREUD ALÉM DA ALMA
GIORDANO BRUNO
O EVANGELHO SEGUNDO SÃO MATEUS
VICTOR HUGO NO CINEMA – PARTE 01
OS MISERÁVEIS – PARTE 02, UMA TEMPESTADE SOB UM CRÂNIO
OS MISERÁVEIS – PARTE 03, OS THÉNARDIER
OS MISERÁVEIS – PARTE 04, LIBERDADE, QUERIDA LIBERDADE
PONTO DE MUTAÇÃO
ARCA RUSSA
A PAIXÃO DE JOANA DARC
MINHAS VIDAS – PARTE 01
MINHAS VIDAS – PARTE 02
PARA SEMPRE PESTALOZZI
A trajetória de Johann Heinrich Pestalozzi foi notabilizada na escola de Yverdon, na Suíça. Nesse castelo ele colocou em prática suas ideias e recebeu futuros notáveis. Entre seus alunos, Hippolyte Léon Denizard Rivail, que veio a assinar a Codificação Espírita como Allan Kardec.
Mas este filme não trata desse período de êxito. “Para sempre Pestalozzi”, de 1989, retrata extremos aflitivos na vida do educador, interpretado por Gian Maria Volonté. O longa alemão foi dirigido Peter Von Gunter. A distribuição é da Versátil Vídeo Spirite.
Entrecortando a narrativa, o começo e o fim de sua carreira pública. O avanço das tropas napoleônicas devastou a região francesa da Suíça. Muitos órfãos resultaram dessa invasão. E Pestalozzi, em um gesto humanitário notável, acolheu dezenas deles em um convento abandonado. Lá, cuidou, alimentou e ensinou essas crianças.
Esses momentos iniciais de aplicação do seu método revezam-se com o fim da vida do mestre. Em uma espécie de spa de veraneio, ele confronta a sociedade burguesa preconceituosa e fútil. Nessa fase, repassa as crises familiares, em especial com relação ao filho doente. Mas se mantém firme em seus princípios em favor de uma educação democrática e humanizada.