“Em qual instante de nossa caminhada nós adoecemos?” A pergunta é do dr. Roberto Lúcio Vieira de Souza nesta exposição. Ela fez parte do 1º ViraSER, realizado em novembro de 2015, em Belo Horizonte. No encontro, os amigos do SER se uniram em torno do livro “Pensamento e Vida”, de Emmanuel, psicografado por Chico Xavier.

No estudo, à luz da obra, o psiquiatra trouxe algumas reflexões relacionando culpa e saúde. O adoecimento do Espírito tem como base o apartamento da criatura para com o Criador, ele afirma. Ou seja, reside em uma lacuna de fé, em que o homem questiona e se rebela contra a própria condição.

Desse processo, surgem sentimentos de insegurança e o egoísmo, isto é, o autorreferenciamento para qualquer dinâmica da vida. Roberto Lúcio identifica na culpa o resultado dessa cadeia. Ele entende que se sentir culpado em razão das faltas é natural e humano.

O problema é sua permanência instalada na alma, o que se identifica como remorso. Isso é algo diferente do arrependimento, primeiro passo para o aprimoramento, que demonstra humildade. A chave para a cura, explica o médico, é o autoconhecimento.

Continuar lendo

Comentários

Mais Episódios