ONDE ESTIVER O VOSSO TESOURO AI ESTARÁ O VOSSO CORAÇÃO
ONDE ESTIVER O VOSSO TESOURO AI ESTARÁ O VOSSO CORAÇÃO
Bens, diversões, relações; quando tudo é relativo, tudo é permitido. Mas, como bem escreveu Paulo, nem tudo convém. Como administrar o desejo nestes tempos de estímulo ao gozo de prazeres imediatos? Se nosso coração mora onde estiver nosso tesouro, é ele um nômade inconformado, entregue à insaciabilidade.
Esta conferência foi proferida no 1º ViraSER, em 2015, realizada em Belo Horizonte. Nela, Haroldo Dutra Dias promove um diálogo entre o Evangelho e a obra “Pensamento e Vida”, de Emmanuel, psicografado por Chico Xavier, em especial o capítulo 2, dedicado à vontade.
Frente aos desejos que se oferecem aos nossos sentidos a todo instante, o coração pode ser presa fácil se, entre a emotividade e a ação, não se interpuserem a educação e as ideias que ela forja. Haroldo demonstra por que a sabedoria do “não” representa a verdadeira autonomia da vontade contra a ilusão da liberdade indiscriminada.
A proposta é identificar, observar e educar a “louca” que habita nosso castelo interior, em referência às reflexões de Teresa d’Ávila. Afinal, importa apenas que “seja feita a vossa vontade”.
Me sensibilizei bastante com a palestra do companheiro Haroldo. Conseguir “domar” nossos desejos é um grande desafio, demandando muita atenção e energia. Deixar o coração vinculado aos tesouros imperecíveis da alma é o objetivo!