Há Dois Mil Anos é um romance espírita psicografado pelo médium Francisco Cândido Xavier com autoria espiritual do espírito Emmanuel e foi publicado no ano de 1939 pela Federação Espírita Brasileira.
Neste livro mediúnico, de Francisco Cândido Xavier, o leitor conhecerá uma nova face da História do Cristianismo no século I, do cotidiano das arrogantes e preconceituosas famílias patrícias, em contraponto com a simplicidade fraterna dos primeiros seguidores do Evangelho, assim como o comovente encontro do altivo representante de César com Jesus.
Sinopse de Há Dois Mil Anos
A narrativa inspirado do Espírito Emmanuel nos proporciona este mergulho histórico nesta encarnação onde ele foi o orgulho senador romano Publius Lentulus Cornelius, que por conta da doença de sua filha, obteve designação para alto cargo na Palestina, na época em que Jesus transmitia para a Humanidade os ensinos do Seu Evangelho.
Publius, orgulhoso senador romano, desperdiça a chance de modificar a existência ao conhecer pessoalmente Jesus, quando o mestre o convida a mudar sua vida dali para sempre.
Após a cura, Publius Lentulus não aproveita a oportunidade de modificação, e o rumo da sua reencarnação toma caminhos de grande dor para o futuro.
Pontuada por sofrimento e alegria, esplendor e miséria, poder e escravidão, vingança e ciúmes, ódio e calúnias, crueldade e benevolência, brandura e perdão, temos a história do Senador Públio, de sua filha e de sua amorosa esposa Lívia Lentulus, convertida aos sublimes ensinamentos de Jesus, e uma das únicas pessoas que procuraram evitar a Sua crucificação.
A obra se divide em duas partes e vinte capítulos.
Primeira parte:
- Dois amigos
- Um escravo
- Em casa de Pilatos
- Na Galileia
- O Messias de Nazaré
- O rapto
- As pregações do Tiberíades
- No grande dia do Calvário
- A calúnia vitoriosa
- O Apóstolo da Samaria
Segunda parte:
- A morte de Flamínio
- Sombras e núpcias
- Planos da treva
- Tragédias e esperanças
- Nas catacumbas da fé e no circo do martírio
- Alvoradas do Reino do Senhor
- Teias do infortúnio
- Na destruição de Jerusalém
- Lembranças amargas
- Nos derradeiros minutos de Pompeia