REVISTA ESPÍRITA
AS TRÊS REVELAÇÕES DIVINAS – MOISÉS, JESUS E KARDEC
O QUE DIZEM OS ESPÍRITOS NOS LIVRO DOS ESPÍRITOS?
TRÍPLICE ASPECTO DA DOUTRINA ESPÍRITA
A GÊNESE SEGUNDO O ESPIRITISMO
A JUSTIÇA DIVINA SEGUNDO O ESPIRITISMO
SÃO CHEGADOS OS TEMPOS
NASCER, VIVER, MORRER AINDA E PROGREDIR SEMPRE, TAL É A LEI
O CONSOLADOR NAS OBRAS SUBSIDIÁRIAS
NÃO HÁ FÉ INABÁVEL SENÃO A QUE PODE ENCARAR A RAZÃO FACE A FACE
AS LIÇÕES DE JESUS
O CONSOLADOR PROMETIDO
REVISTA ESPÍRITA
Denise Lino, em sua palestra no Sexto Congresso Espírita de Uberlândia, apresentou a Revista Espírita como um laboratório experimental de Allan Kardec. Ela destacou a dedicação e compromisso do codificador na criação da revista, que se tornou um periódico de divulgação espírita sem recursos financeiros ou colaboradores. A Revista Espírita era uma forma híbrida de imprensa, que mantinha uma seção de correspondências para responder aos leitores, caracterizando-a como um jornal. O escopo de matérias da revista era amplo e abrangia temas como relações com o magnetismo e crenças populares na mitologia de todos os povos.
A pesquisadora discutiu a importância da Revista Espírita como um laboratório para o desenvolvimento e divulgação do Espiritismo, um oceano de ideias que ajudam a entender a evolução do movimento ao longo do tempo. Ela destacou como Allan Kardec continuamente revisava suas ideias e adaptava-as conforme as circunstâncias e desafios que surgiam no movimento espírita, utilizando a revista como um veículo para testar informações.
Em outra parte da palestra, a pesquisadora discutiu o método científico utilizado por Kardec, destacando que ele fazia um trabalho de observação, verificando a veracidade das comunicações mediúnicas. Ela ressaltou a universalidade do ensino dos Espíritos como uma das características principais do método espírita proposto por Allan Kardec.
Denise enfatizou a importância da Revista Espírita como um tesouro inestimável que os espíritas desconhecem, convidando os ouvintes a mergulhar nesse oceano de conhecimentos, destacando que a leitura da revista pode ser proveitosa para a ciência no futuro.
Por fim, Denise discutiu a importância de se estudar e interpretar as obras de Kardec para sentir a sua visão e entender sua metodologia, destacando a importância do método espírita como fundamentação da Doutrina Espírita e sua elegância e clareza na divulgação e compreensão da doutrina.