#009 – ESTUDANDO ISAÍAS
#001 – ESTUDANDO ISAÍAS
#002 – ESTUDANDO ISAÍAS
#003 – ESTUDANDO ISAÍAS
#004 – ESTUDANDO ISAÍAS
#005 – ESTUDANDO ISAÍAS
#006 – ESTUDANDO ISAÍAS
#007 – ESTUDANDO ISAÍAS
#008 – ESTUDANDO ISAÍAS
#010 – ESTUDANDO ISAÍAS
#011 – ESTUDANDO ISAÍAS
#012 – ESTUDANDO ISAÍAS
#013 – ESTUDANDO ISAÍAS
#014 – ESTUDANDO ISAÍAS
#015 – ESTUDANDO ISAÍAS
#016 – ESTUDANDO ISAÍAS
#017 – ESTUDANDO ISAÍAS
#018 – ESTUDANDO ISAÍAS
#019 – ESTUDANDO ISAÍAS
#020 – ESTUDANDO ISAÍAS
#021 – ESTUDANDO ISAÍAS
#022 – ESTUDANDO ISAÍAS
#023 – ESTUDANDO ISAÍAS
#024 – ESTUDANDO ISAÍAS
#025 – ESTUDANDO ISAÍAS
#026 – ESTUDANDO ISAÍAS
#027 – ESTUDANDO ISAÍAS
#028 – ESTUDANDO ISAÍAS
#029 – ESTUDANDO ISAÍAS
#030 – ESTUDANDO ISAÍAS
#031 – ESTUDANDO ISAÍAS
#032 – ESTUDANDO ISAÍAS
#033 – ESTUDANDO ISAÍAS
#034 – ESTUDANDO ISAÍAS
#035 – ESTUDANDO ISAÍAS
#036 – ESTUDANDO ISAÍAS
#037 – ESTUDANDO ISAÍAS
#009 – ESTUDANDO ISAÍAS
O estudo de Isaías pela perspectiva espírita está de volta! Haroldo Dutra Dias retoma com uma revisão do conteúdo trabalhado até aqui. Entretanto, avança em profundidade.
Ele faz um alerta importante sobre ajuste de expectativas. Pela dureza das palavras do profeta em suas admoestações, o conteúdo pode incomodar. Porém, para quem se dispõe a enfrentar desafios em relação às próprias convicções perante a sociedade e a religiosidade, o contato com a obra é proveitoso.
O anfitrião ressalta a aplicabilidade perfeita do teor do livro à atualidade. Porém, mesmo tratando de temas tão quentes, ele se encontra subaproveitado nas mais diversas denominações.
Haroldo volta a ressaltar as três partes do livro e as descreve. A primeira, um grito de contrariedade à condição social e política da Judeia. No segundo, escrito no período de subjugação pela Assíria, Isaías oferece uma mensagem messiânica consoladora. Por fim, trata da regeneração de Israel, aplicável à humanidade no presente.
Volta ao foco o confronto entre as expectativas do povo quanto ao Messias e a verdadeira missão de Jesus. Esta, antevista com exatidão por Isaías. Em resumo, estamos diante de um texto como uma grande seta apontada para o Cristo.
Resumo.
Primeira parte do livro de Isaias está centrada na parte política, econômica e social. Questionamento radical de como um ser humano imperfeito pode construir soluções perfeitas?
Segunda parte o exílio se concretiza a profecia se cumpre. Parte consoladora, do restauração do povo de Israel. Virá um Messias, mas não pense que ele vai se tornar um Rei, Ele vem como um servo, vem educar o ser humano, para que eles se tornem moralmente íntegros e completos. Mas as pessoas não queriam esse tipo de Messias, mas um que viesse resolver todos os problemas de forma mágica, rápida. Por isso que veio Jesus e o povo não aceitou e não aceita até hoje. O conceito de Messias que Isaias trás é o que Jesus foi.
Terceira parte o afloramento das esperanças do Messias a esperança do restaurador, mas que era interpretado pela maioria como um restaurador político, econômico e social. Fala no que está na 4ª parte do livro dos espíritos (Das esperanças e Consolação), do que está no capítulo XVIII do livro A Gênese (São Chegado os Tempo), fala da regeneração planetária.